Atualmente, com o grande aumento de casos de sobrepeso e obesidade infantil, cada vez mais os pais buscam inserir seus filhos em alguma prática esportiva. Para evitar que os números cresçam, eles colocam suas crianças nas mais diversas atividades físicas como a natação, futebol, corrida, caminhada, mas uma que vem crescendo exponencialmente nos últimos anos é o LPO (levantamento de peso olímpico) e treino funcional para crianças.
Essas modalidades de treino não só ajudam no emagrecimento da criança, como também colaboram para o crescimento saudável delas, com ossos fortalecidos e com a musculatura bem formada. É uma ótima opção para qualquer criança se desenvolver mais, desde cedo.
Para isso acontecer, é preciso que o pequenino use os equipamentos corretos na hora da atividade. Os pais podem se confundir com a quantidade de barras que existem no mercado, barra reta, em “W”, em “H”… são tantos modelos! Mas o que você, que deseja colocar sua criança em um LPO ou no treino funcional, precisa é de uma barra júnior.
A barra júnior é um modelo especial, menor e mais leve, de uma barra olímpica. Ela é feita para atender a demanda das crianças na musculação de forma segura e padronizada, ideal para exercícios de baixa performance e menor peso.
Onde Encontrar uma Barra Júnior Barata?
Se você anda se perguntando onde conseguiria encontrar uma barra júnior de qualidade, resistente, sem precisar pagar caríssimo por ela, eu tenho a resposta!
A Mac Fitness vende barra Júnior com padrões de qualidade elevadíssimos. Elas são seguras, com recartilhados antitranspirantes, o que confere uma pegada mais firme. Além disso, são feitas de uma liga metálica forte e resistente, que lhes confere mais robustez contra todo tipo de dano externo à peça.
Nossas barras júnior possuem o comprimento de aproximadamente 1,62 metros e apenas 10Kg. A barra júnior é perfeita para crianças de qualquer estatura e porte físico, tendo a opção de colocar até 50 Kg de anilhas de forma segura.
Agora, aprenda um pouco mais sobre o acabamento de nossas barras…
O Melhor Acabamento
Existem uma infinidade de acabamentos no mercado, como: zinco, cerakote, tintura comum, tinta emborrachada, cromagem, entre outros.
Diferente do que muitos pensam, o acabamento tem um papel muito importante em uma barra, além da aparência por si só.
Um bom acabamento deve:
- Aumentar a resistência ao desgaste da peça;
- Deixar o equipamento protegido da corrosão;
- Deixar o equipamento imune à ferrugem.
Uma boa camada, na espessura certa e do acabamento certo, é capaz de aprimorar, e muito, seu equipamento. Por isso, a nossa barra Júnior, possui a cromagem dupla.
Uma camada de cromagem é feita na peça pronta, antes de serem encaixadas as recartilhas. Depois, fazemos uma segunda cromagem para deixar a barra com uma pintura homogênea e fazer com que as recartilhas ganhem mais resistência à abrasão, evitando assim que elas fiquem lisas e escorregadias facilmente. Um detalhe simples, mas que faz toda a diferença na hora do exercício físico.
Benefícios do LPO e do Treino Funcional Para o Desenvolvimento da Criança
No levantamento de peso olímpico, a criança vai ter um desenvolvimento muscular acima da média desde cedo. Nesse esporte é possível trabalhar muitos grupos musculares de uma vez só, tanto nos membros superiores e inferiores, quanto no core. Com isso, a musculatura dos braços, pernas, abdômen, ombros e costas, além de algumas outras, serão trabalhadas e desenvolvidas.
Além dos músculos, usar uma barra júnior para o LCO vai ajudar no crescimento saudável da criança. Auxilia no aprimoramento da coordenação motora, do equilíbrio e do fortalecimento dos ossos. Tudo isso em uma única modalidade.
No treino funcional, as vantagens são bem parecidas. A criança vai ter mais resistência física para as atividades do dia-a-dia e perder peso, o que contribui na manutenção da saúde.
Para ambos os casos, uma barra júnior resistente é a chave para o sucesso.
5 Dicas Para Conservar Sua Barra Junior
Apesar da barra Júnior da Mac Fitness ser feita de um aço resistente e possuir recartilhados firmes, ainda assim é necessário tomar alguns cuidados para que ela fique o mais tempo possível conservada. Até porque, mesmo tendo uma cromagem dupla qualquer item está suscetível a danos externos, por falta do cuidado adequado.
Pensando nisso, preparamos uma lista de cuidados e boas práticas para que você conserve ao máximo a sua barra júnior.
1- Faça Uma Camada Extra de Proteção
O atrito contínuo causado pelas anilhas no corpo da barra Júnior, pode causar desgastes e sulcos superficiais na sua barra Júnior. Para evitar que isso aconteça, opte por criar na sua barra Júnior recém comprada, uma camada extra de proteção onde as anilhas entram em contato, ou seja, nas extremidades.
Esse desgaste ocorre quando as anilhas são retiradas e recolocadas, muitas vezes ao passar do tempo, e isso pode ser resolvido com uma simples fita isolante.
2 – Limpe-a Sempre Após Usar
Mesmo com o acabamento perfeito, o uso constante de sua barra Júnior vai, eventualmente, causar algum desgaste. Um dos grandes culpados disso é o suor que escorre de suas mãos e fica acumulado na barra após os exercícios.
Uma boa prática, para se fazer toda vez que usar a barra júnior, é limpá-la com um pano seco para retirar o acúmulo de suor. Dessa forma, você evitará ao máximo que ela adquira um aspecto de desgaste antes da hora.
3 – Lubrifique o Local Em Que a Barra Júnior Entra em Contato Com as Anilhas
Seguindo a proposta da primeira dica, todo cuidado é pouco nas extremidades da barra Júnior. Além da camada de proteção improvisada, é uma boa que lubrifica o local onde o peso entra em contato com a barra Júnior. Isso vai diminuir ainda mais o atrito e, como consequência, o desgaste da peça.
Mas tome sempre cuidado! Um peso solto pode causar acidentes e não queremos isso, por isso é importante que juntamente das presilhas normais da sua barra Júnior seja usado um Lock Press, para aumentar ainda mais a segurança do equipamento.
4- Palha de Aço
Após um tempo de uso é inevitável o desgaste de qualquer objeto. Na barra Júnior, você pode contornar isso usando apenas uma palha de aço e um spray antiferrugem. Quando perceber um desgaste avançado é só polir a barra Júnior, usando uma palha de aço e, logo depois, utilizar o spray.
Isso vai garantir que sua barra Júnior tenha um pouco mais de tempo de uso.
5- Evite Umidade Excessiva e a Maresia
Nenhum metal combina com umidade e muito menos com maresia, por isso, evite deixar suas barras expostas em ambientes desse tipo e tente deixá-las secas sempre que possível.